Pós-graduação / Área de Conhecimento: DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Objetivo

Aprofundar os conhecimentos em Ambientes computacionais e Tecnologias da Informação e comunicação. Tecnologias de telecomunicações e redes de informação. Novas Tecnologias da Informação e mudanças de paradigma: no ambiente de negócios das empresas e no processo de ensino e de aprendizagem.

Público-Alvo

Profissionais de graduação superior envolvidos com ambientes de ensino e aprendizagem seja na área educacional como corporativa.

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

Tipo: Especialização – Lato Sensu

Modalidade: EaD

Duração: 300 horas de conteúdo e atividades + 60 horas para orientação e elaboração do Artigo Científico

Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA: Moodle

Conheça a estrutura do Curso:

MÓDULOS E UNIDADES DE APRENDIZAGEMCARGA HORÁRIA
MÓDULO I: INTRODUÇÃO À ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

·         Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA).

·         Planejamento e Projeto de Pesquisa.

·          As tecnologias de informação e comunicação atual na sociedade

·         Reflexão temporal: relação entre escola, sociedade e TICs na educação

·         30 horas
MÓDULO II: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS

·         Modalidades de aplicação da informação na educação

·         O uso da imagem na educação

·         Tecnologias e Novos Suportes de Informação: Possibilidades para o Processo da Aprendizagem Histórica

·         A evolução tecnológica e a Educação a Distância

·         30 horas
MÓDULO III: TECNOLOGIA DE BASE DE DADOS

·         Aprendizagem significativa/Do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico

·         Utilização de armazenamento nas nuvens

·         Softwares educacionais: características e suas aplicabilidades

·         Ensino e Aprendizagem Inovadoras com Tecnologias Audiovisuais e Telemáticas

·         30 horas
MÓDULO IV: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

·         Videoconferência

·         A importância da internet na educação

·         Perspectivas pedagógicas e sua relação com as tics

·         Introdução ao uso de mecanismos de busca

·         30 horas
MÓDULO V: DESENVOLVIMENTO ALTERNATIVOS DE APRENDIZAGEM

·         Desenvolvimento de trabalhos cooperativos via rede de computadores

·         Redes sociais na educação

·         As plataformas de educação a distância – estudo de caso das plataformas tipo lms, lcms, moodle e outras

·         Avaliação dos softwares para finalidades educacionais: estudo de casos dos aplicativos “Embriologia: o início da vida”, “Visible Body” e “TinkerCell”

·         30 horas
MÓDULO VI: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO·         Conceitos de ciência, tecnologia e inovação

·         Técnica, tecnologia e ciência

·         A Ciência e a Tecnologia em Tempos de Incerteza

·         Apontamentos para um sistema melhor: a inclusão de novas tecnologias e processos educacionais

·         30 horas
MÓDULO VII: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA – INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS

·         Tecnologias digitais no ensino da matemática

·         A falta de motivação na aprendizagem de Ciências

·         Laboratório de ciências

·         A criação de estratégias pedagógicas para o ensino de Ciências na escola I

·         A criação de estratégias pedagógicas para o ensino de Ciências na escola II

·         30 horas
MÓDULO VIII: CONSTRUÇÃO DE UM NOVO OLHAR PARA O ENSINO

·         Tecnologias de comunicação e de informação

·         Gestão da tecnologia da informação e do conhecimento

·         Desafios éticos, sociais e de segurança da tecnologia de informação

·         Competindo com a Tecnologia da Informação

·         30 horas
MÓDULO IX: TECNOLOGIA, DESENVOLVIMENTO E EVOLUÇÃO NA APRENDIZAGEM

·         Tecnologia da informação na área da saúde

·         Evolução tecnológica no agronegócio

·         Uso da tecnologia no ensino de história e geografia

·         Linguagem publicitária e tecnologias informacionais

·         30 horas
MÓDULO X: O PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO E O MERCADO DE TRABALHO

·         Ética profissional e bases legais da profissão

·         Os professores daqui a cem anos

·         Fundamentos teóricos

·         Atividades no mercado de trabalho

·         30 horas
MÓDULO XI: O Artigo Cientifico60 horas
CARGA HORÁRIA TOTAL360 HORAS

Certificação:

Você receberá o certificado de especialista emitido pela FACCREI EAD. O certificado do curso a distância tem a mesma validade legal ao da educação presencial.

Metodologia:

O curso é composto por 11 módulos (10 módulos de 30 horas e 1 módulo de 60 horas), e é desenvolvido totalmente on-line, no AVA Moodle da FACCREI EAD.

Cada Módulo contém textos, imagens, infográficos, vídeos e demais conteúdos pertinentes à sua apropriação de conhecimento. Para avaliar o seu aprendizado, cada módulo possui 4 Unidades de Aprendizagem, que possuem um desafio (estudo de caso) e exercícios de fixação de múltipla escolha com 5 alternativas (A, B, C, D, E).

REQUISITOS ACADÊMICOS

•Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação); •Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

Parcele em até:
12x de R$ 49,90*