Pós-graduação / Área de Conhecimento: DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

MODELOS DE ANÁLISE E ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS

Objetivo

Conhecer e aprofundar as técnicas de como elaborar, planejar e remodelar os materiais didáticos objetivando a melhor aprendizagem. Escolher quais os parâmetros importantes para a análise do livro didático e, ao mesmo tempo, a necessidade de sua descentralização no contexto escolar, principalmente, em atenção às demandas recentes da ciência e das novas tecnologias da informação e comunicação.

Público-Alvo

Profissionais envolvidos com elaboração de materiais didáticos desde as séries iniciais ao ensino médio

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

Tipo: Especialização – Lato Sensu

Modalidade: EaD

Duração: 300 horas de conteúdo e atividades + 60 horas para orientação e elaboração do Artigo Científico

Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA: Moodle

Conheça a estrutura do Curso:

MÓDULOS E UNIDADES DE APRENDIZAGEMCARGA HORÁRIA
MÓDULO I: INTRODUÇÃO À PÓS-GRADUAÇÃO MODELOS DE ANÁLISE E ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS

·         Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA).

·         Planejamento e Projeto de Pesquisa.

·         Programa Nacional do Livro e do Material Didático

·         O Cotidiano Escolar e suas práticas pedagógicas

·         30 horas
MÓDULO II: ESCOLHA DOS MATERIAIS

·         Materiais didáticos para situações escolares e não-escolares

·         Escolha de fontes

·         Legislação educacional relacionada à avaliação de materiais didáticos

·         Texto didático

·         30 horas
MÓDULO III: MODELOS DE MATERIAISI DIDÁTICOS PARA ANÁLISE

·         Validação de materiais didáticos

·         Componentes dos materiais didáticos

·         Aspectos técnicos dos materiais didáticos

·         Modelos de análise de materiais didáticos

·         30 horas
MÓDULO IV: PLANEJANDO OS MATERIAIS DIDÁTICOS

·         Planejamento de materiais didáticos

·         Aspectos teórico-metodológicos do ensino de língua materna, língua estrangeira e literatura

·         Propriedade intelectual para materiais didáticos

·         Elaboração de atividades

·         30 horas
MÓDULO V: FUNDAMENTOS E IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO VERBAL E NÃO VERBAL I

·         Materiais didáticos

·         Uso de materiais de apoio ao ensino de geografia

·         Integração entre o verbal e o não verbal em materiais didáticos

·         Fundamentos teórico-metodológicos do ensino de língua materna: um panorama

·         30 horas
MÓDULO VI: FUNDAMENTOS E IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO VERBAL E NÃO VERBAL II·         Materiais didáticos para probabilidade e estatística nos ensinos fundamental e médio

·         O material didático para EaD

·         Produção e Tradução de Materiais Didáticos para o Ensino de Surdos

·         Estudo de caso: atividades com gêneros textuais em materiais didáticos de Língua Portuguesa

·         30 horas
MÓDULO VII: GENEROS TEXTUAIS APROPRIADOS A SÉRIES I

·         Livros didáticos de história para os anos iniciais do ensino fundamental: entre propostas estimulantes e abordagens tradicionais

·         Fundamentos teórico-metodológicos do ensino de Língua Inglesa: um panorama

·         Estudo de caso: atividades com gêneros textuais em materiais didáticos de Língua Inglesa

·         Práticas pedagógicas aplicadas II: materiais curriculares e outros recursos didáticos

·         30 horas
MÓDULO VIII: GENEROS TEXTUAIS APROPRIADOS A SÉRIES II

·         Funcionalidade dos gêneros textuais/discursivos nos processos de letramento

·         Didatização e autenticidade dos gêneros

·         Gêneros textuais/discursivos

·         Propriedades linguísticas do texto didático

·         30 horas
MÓDULO IX: LIVROS DIDÁTICOS

·         Didática: uma prática organizada

·         Processos de didatização

·         A geografia escolar e o livro didático

·         Livros e materiais didáticos de história

·         30 horas
MÓDULO X: A DIDÁTICA COMO PAPEL FUNDAMENTAL PARA A ARTE DE ENSINAR

·         A didática e a sua contextualização histórica: uma abordagem sobre o ontem e o hoje na arte de ensinar

·         O laboratório de matemática nos ensinos fundamental e médio

·         A importância da didática na formação do professor

·         O livro didático e paradidático e suas escolhas

·         30 horas
MÓDULO XI: O Artigo Cientifico60 horas
CARGA HORÁRIA TOTAL360 HORAS

Certificação:

Você receberá o certificado de especialista emitido pela FACCREI EAD. O certificado do curso a distância tem a mesma validade legal ao da educação presencial.

Metodologia:

O curso é composto por 11 módulos (10 módulos de 30 horas e 1 módulo de 60 horas), e é desenvolvido totalmente on-line, no AVA Moodle da FACCREI EAD.

Cada Módulo contém textos, imagens, infográficos, vídeos e demais conteúdos pertinentes à sua apropriação de conhecimento. Para avaliar o seu aprendizado, cada módulo possui 4 Unidades de Aprendizagem, que possuem um desafio (estudo de caso) e exercícios de fixação de múltipla escolha com 5 alternativas (A, B, C, D, E).

REQUISITOS ACADÊMICOS

•Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação); •Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

Parcele em até:
18x de R$ 69,90*