Pós-graduação / Área de Conhecimento: TECNOLOGIA

EXPERIÊNCIA CRIATIVA: FERRAMENTAS PARA CRIAÇÃO DE CONTEÚDO E PRODUÇÃO DE JOGOS

Objetivo

Especializar o profissional para conhecer e aprofundar os conhecimentos no ambiente de criação, desenvolvimento e produção de jogos com estrutura do raciocínio lógico, abstrato e disciplinado, desenvolvendo a criatividade e transformando idéias em produtos de jogos online.

Público-Alvo

Engenheiros, Arquitetos e Tecnólogos da Construção Civil

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

Tipo: Especialização – Lato Sensu

Modalidade: EaD

Duração: 300 horas de conteúdo e atividades + 60 horas para orientação e elaboração do Artigo Científico

Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA: Moodle

Conheça a estrutura do Curso:

MÓDULOS E UNIDADES DE APRENDIZAGEMCARGA HORÁRIA
MÓDULO I:  EXPERIÊNCIA CRIATIVA

·         Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA).

·         Planejamento e Projeto de Pesquisa.

·         Histórias dos jogos-texto

·         Desenvolvimento de jogos digitais: design de experiências

30 horas
MÓDULO II: A FORMATAÇÃO DO JOGO I

·         A formatação do jogo com a Twine

·         Narrativa em jogos texto com Twine

·         Técnicas de engajamento em jogos-texto

·         Publicando seu jogo na Twine

30 horas
MÓDULO III:  A FORMATAÇÃO DO JOGO II

·         Gêneros e clichês da narrativa em jogos-texto

·         Trabalhando com objetos na Twine

·         Desafios do feedback on-line

·         O desenvolvimento do arco narrativo em jogos-texto

30 horas
MÓDULO IV:  PLANEJAMENTO E ANALISE DE JOGO

·         Planejando seu jogo na Twine

·         Técnicas de feedback para jogos texto

·         Futuro da narrativa interativa

·         Análises de jogos

30 horas
MÓDULO V: DESENVOLVIMENTO DE JOGOS COM GAMEMAKER

·         Introdução ao GameMaker Language (GML)

·         Introdução ao GameMaker Studio com instruções de download, instalação e overview da ferramenta

·         Desenvolvimento de jogos com GameMaker Studio sob a perspectiva do jogo Breakthrough Arcade

·         Criação inicial de jogos com GameMaker Language (GML)

nutrição
MÓDULO VI: CRIAÇÃO E FERRAMENTAS I

·         Criação intermediária de jogos com GameMaker Language (GML)

·         Ferramenta Trello para a gestão de projeto de jogos

·         Ferramenta Discord para a gestão de projeto de jogos

·         Desenvolvimento de jogos com GameMaker Studio sob a perspectiva do jogo Simple Platformer

30 horas
MÓDULO VII: CRIAÇÃO E FERRAMENTAS I

·         Ferramenta HacknPlan para a gestão de projeto de jogos

·         Ferramentas de modelagem 3D e técnicas de box Modeling

·         Teoria da Tétrade Elementar

·         Motivação do jogador

30 horas
MÓDULO VIII: CRIAÇÃO E FERRAMENTAS II

·         Criatividade e criação

·         Brainstorm de projetos de jogos

·         Integração de recursos para a criação de jogos

·         Game design e seus elementos

30 horas
MÓDULO IX: DESENVOLVIMENTO DE JOGOS I

·         Desenvolvimento de jogos com Construct2: introdução

·         Desenvolvimento de jogos com Construct2: elementos de jogos

·         Desenvolvimento de jogos com Construct2: lógica de jogo

·         Introdução ao design de games

30 horas
MÓDULO X: DESENVOLVIMENTO DE JOGOS II

·         Desenvolvimento de jogos digitais: documentação de projeto por meio de relatório

·         Comunicação efetiva em equipes multidisciplinares

·         Ciclo de desenvolvimento de jogos: protótipo através de MVP

·         Desenvolvimento de jogos digitais: coerência estético-narrativa

30 horas
MÓDULO XI: O Artigo Cientifico60 horas
CARGA HORÁRIA TOTAL360 HORAS

Certificação:

Você receberá o certificado de especialista emitido pela FACCREI EAD. O certificado do curso a distância tem a mesma validade legal ao da educação presencial.

Metodologia:

O curso é composto por 11 módulos (10 módulos de 30 horas e 1 módulo de 60 horas), e é desenvolvido totalmente on-line, no AVA Moodle da FACCREI EAD.

Cada Módulo contém textos, imagens, infográficos, vídeos e demais conteúdos pertinentes à sua apropriação de conhecimento. Para avaliar o seu aprendizado, cada módulo possui 4 Unidades de Aprendizagem, que possuem um desafio (estudo de caso) e exercícios de fixação de múltipla escolha com 5 alternativas (A, B, C, D, E).

REQUISITOS ACADÊMICOS

•Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação); •Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

Parcele em até:
18x de R$ 69,90*