Pós-graduação / Área de Conhecimento: DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PRÁTICA DOCENTE

Objetivo

O propósito desta especialização é levar à reflexão a prática docente, da importância dos avanços para a área da educação física, inserindo como disciplina obrigatória nas grades curriculares das escolas brasileiras, reconhecendo-a como componente curricular e também como área de estudo relevante na formação global dos indivíduos.

Público-Alvo

Profissionais de graduação superior da educação física e da educação

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

Tipo: Especialização – Lato Sensu

Modalidade: EaD

Duração: 300 horas de conteúdo e atividades + 60 horas para orientação e elaboração do Artigo Científico

Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA: Moodle

Conheça a estrutura do Curso:

MÓDULOS E UNIDADES DE APRENDIZAGEMCARGA HORÁRIA
MÓDULO I: INTRODUÇÃO À PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PRÁTICA DOCENTE

·         Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA).

·         Planejamento e Projeto de Pesquisa.

·         Estudo de currículos e programas em educação física

·         Prática pedagógica: organização e planejamento em educação física

·         30 horas
MÓDULO II: AS FASES DA EDUCAÇÃO

·         A continuidade da Educação Infantil para o Ensino Fundamental

·         A continuidade do ensino fundamental para o ensino médio

·         Organização do trabalho pedagógico no ensino fundamental

·         Fundamentos da educação física no ensino fundamental

·         30 horas
MÓDULO III: POLÍTICA CURRICULAR

·         Política curricular para a educação física na educação básica

·         Diretrizes curriculares nacionais para educação física no ensino fundamental

·         Diretrizes curriculares nacionais para educação física no ensino médio

·         Unidades temáticas da educação física no ensino fundamental

·         30 horas
MÓDULO IV: A FORMAÇÃO E DOCÊNCIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

·         A prática docente no Brasil

·         A formação de professores de educação física no Brasil

·         A docência no ensino fundamental

·         A docência no ensino médio

·         30 horas
MÓDULO V: AS PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO FISICA

·         Educação física no ensino fundamental

·         Atividade motora adaptada no ensino fundamental

·         Práticas corporais nos anos finais do ensino fundamental

·         Educação física no ensino médio

·         30 horas
MÓDULO VI: AS POLÍTICAS E PRÁTICAS ESCOLARES·         Organização do trabalho pedagógico no ensino médio

·         A ação transformadora da docência

·         O profissional de educação física na educação básica

·         As políticas de inclusão nas práticas escolares de educação física

·         30 horas
 

 

MÓDULO VII: A INTERDISCIPLINARIDADE DA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

·         A educação física no contexto multidisciplinar no ensino médio

·         Fundamentos da educação física na educação especial

·         Dimensões conceitual, procedimental e atitudinal em educação física escolar

·         Pressupostos da educação física escolar

·         30 horas
MÓDULO VIII: A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES MOTORAS

·         Abordagem didático-pedagógica do esporte

·         Atividade motora adaptada no ensino médio

·         Metodologia de ensino do basquete

·         Metodologia de ensino do voleibol

·         30 horas
MÓDULO IX: A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO FÍSICA E INTELECTUAL I

·         Educação física na formação de jovens e adultos

·         Fundamentos da educação física no ensino infantil

·         Fundamentos da educação física no ensino médio

·         A importância da ginástica no desenvolvimento psicomotor de crianças e adolescentes

·         30 horas
MÓDULO X: A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO FÍSICA E INTELECTUAL II

·         Avaliação do processo ensino-aprendizagem em educação física

·         A educação física na formação integral do jovem no ensino médio

·         Avaliação em educação física escolar no ensino médio

·         Temas contemporâneos transversais da educação física no ensino médio

·         30 horas
MÓDULO XI: O Artigo Cientifico60 horas
CARGA HORÁRIA TOTAL360 HORAS

Certificação:

Você receberá o certificado de especialista emitido pela FACCREI EAD. O certificado do curso a distância tem a mesma validade legal ao da educação presencial.

Metodologia:

O curso é composto por 11 módulos (10 módulos de 30 horas e 1 módulo de 60 horas), e é desenvolvido totalmente on-line, no AVA Moodle da FACCREI EAD.

Cada Módulo contém textos, imagens, infográficos, vídeos e demais conteúdos pertinentes à sua apropriação de conhecimento. Para avaliar o seu aprendizado, cada módulo possui 4 Unidades de Aprendizagem, que possuem um desafio (estudo de caso) e exercícios de fixação de múltipla escolha com 5 alternativas (A, B, C, D, E).

REQUISITOS ACADÊMICOS

•Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação); •Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

Parcele em até:
12x de R$ 49,90*