Pós-graduação / Área de Conhecimento: DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

Objetivo

Especializar profissionais para atuar em escolas e instituições que atuem com crianças diagnosticadas com altas habilidades para ampliar as possibilidades de aprendizagem, garantindo o desenvolvimento pleno do indivíduo com altas habilidades e superdotação com objetivo de auxiliar para o desenvolvimento pleno para a vida adulta.

Público-Alvo

Profissionais da Educação, Saúde, Psicologia, especialistas em psicopedagogia e demais profissionais interessados neste campo do conhecimento.

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

Tipo: Especialização – Lato Sensu

Modalidade: EaD

Duração: 300 horas de conteúdo e atividades + 60 horas para orientação e elaboração do Artigo Científico

Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA: Moodle

Conheça a estrutura do Curso:

MÓDULOS E UNIDADES DE APRENDIZAGEMCARGA HORÁRIA
MÓDULO I:O ESTADO E A EDUCAÇÃO

Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA).

·         Planejamento e Projeto de Pesquisa.

·         Legislação Educacional Brasileira

·         A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

30 horas
MÓDULO II:  ENSINO DA PESSOA COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

·         Altas habilidades/superdotação: conceito

·         A neurociência e as altas habilidades/superdotação

·         Ética e altas habilidades/ Superdotação

·         Altas habilidades/superdotação e o uso de tecnologias digitais no contexto escolar

30 horas
MÓDULO III: HISTÓRICO DA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA

·         Atendimento Educacional Especializado: Discutindo Legislações

·         Atendimento Educacional Especializado e alunos com altas habilidades/superdotação

·         Desenvolvimento da criança na escola: aspectos físicos, emocionais e cognitivos

30 horas
MÓDULO IV: DIREITOS HUMANOS DA PESSOA SUPER DOTADA

·         Os direitos humanos e os sujeitos com altas habilidades/superdotação

·         Políticas Públicas de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente

·         A legislação educacional contemporânea: a Constituição e a educação como direito

·         Declaração da UNESCO-ONU sobre a educação

30 horas
MÓDULO V: ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

·         Altas habilidades/superdotação e a família no contexto escolar

·         Processos de ensino e aprendizagem de alunos com altas habilidades/superdotação

·         Altas habilidades/superdotação e a legislação

·         Alunos com altas habilidades/superdotação e a inclusão na escola regular

30 horas
MÓDULO VI: EDUCAÇÃO INCLUSIVA ·         Educação Inclusiva

·         A afetividade e o desenvolvimento dos sujeitos com altas habilidades/superdotação

·         A afetividade e o desenvolvimento dos sujeitos com altas habilidades/superdotação

·         O ensino das artes para sujeitos com altas habilidades/superdotação

30 horas
MÓDULO VII: O SUPER DOTADO E MERCADO DE TRABALHO

·         Processos psicológicos da aprendizagem

·         O convívio dos sujeitos com altas habilidades/superdotação nos mais variados contextos sociais

·         Quem são os sujeitos com altas habilidades/superdotação

·         inclusão de pessoas com altas habilidade/superdotação no mercado de trabalho

30 horas
MÓDULO VIII: PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM

·         A aprendizagem dos conteúdos escolares

·         Relação entre a aprendizagem e o desenvolvimento

·         Definições de habilidade, classificação de habilidades motoras, fases de aprendizagem, análise de tarefas

·         Classificação de Habilidades Motoras

30 horas
MÓDULO IX: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

·         Escola Psicológica: Teoria Behaviorista

·         A psicologia da educação e seus elementos essenciais

·         Concepção do desenvolvimento humano

·         Atuação do Psicólogo no âmbito educacional

30 horas
MÓDULO X: ESTILOS DE APRENDIZAGEM

·         Pensamento, linguagem e inteligência

·         Intervenção psicopedagógica

·         Relação entre dificuldades de aprendizagem e as inteligências

·         Jogos e brincadeiras matemáticos

30 horas
MÓDULO XI: O Artigo Científico.60 horas
CARGA HORÁRIA TOTAL360 HORAS

Certificação:

Você receberá o certificado de especialista emitido pela FACCREI EAD. O certificado do curso a distância tem a mesma validade legal ao da educação presencial.

Metodologia:

O curso é composto por 11 módulos (10 módulos de 30 horas e 1 módulo de 60 horas), e é desenvolvido totalmente on-line, no AVA Moodle da FACCREI EAD.

Cada Módulo contém textos, imagens, infográficos, vídeos e demais conteúdos pertinentes à sua apropriação de conhecimento. Para avaliar o seu aprendizado, cada módulo possui 4 Unidades de Aprendizagem, que possuem um desafio (estudo de caso) e exercícios de fixação de múltipla escolha com 5 alternativas (A, B, C, D, E).

REQUISITOS ACADÊMICOS

•Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação); •Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

Parcele em até:
18x de R$ 69,90*